Ecoturismo - Nobres Dicas do Pantanal

Rios e cavernas de Nobres! ! !
Espeleotema submerso - Gruta da Lagoa Azul - NobresMT


Recanto das Araras, Nobres, Brazil Português: ...
Recanto das Araras, Nobres, Brazil Português: Recanto das Araras, Nobres, Brasil (Photo credit: Wikipedia)
Nobres é uma região rica em belezas naturais. Estrategicamente  escondem-se verdadeiras maravilhas esculpidas pela natureza, como inúmeras cachoeira, grutas e cavernas. Maorias totalmente inesploradas. Existe sítios arqueológicos de grande valor científicos, onde proriferam pinturas e inscrições rupestres, que atestam a antiguidade da vida humana na região.



Para quem não sabem Nobres faz parte da chamada " bacia pantaneira", embora não esteja localizada na área do pantanal legal. Porém para efeito de ecoturismo. Nobres não deixa nada a desejar a lugares como Bonito /MS ou Chapada do Guimarães/MT. Só necessita de recursos a serem investidos em seus ecoturismo ou turismo ecológico.




Nobres-MT 2010
Nobres-MT 2010 (Photo credit: flickr.paulohenrique.net)
Façamos então um tour  aos menos aqui neste blog e vejamos quão belo e rico es município.
Nobres é um lugar previlegiado, situa-se ao mesmo tempo  na Bacia do prata e na Amazônia, possui vegetaçoes das mas variaáveis: 
Florestas, cerrado de campo, cerrado de altitude, matas de várzeas, campos e pântanos. 
Seu relevo também é variado: Serras planícies e planaltos, recortados por Rios temporários e perenes que o embelezam.

Water diving in the enchanted kingdom, Nobres,...
Water diving in the enchanted kingdom, Nobres, Brazil. Português: Mergulho aquático no reino encantado, Nobres, Brasil. (Photo credit: Wikipedia)
Além dos belos rios de águas claras, Nobres possui cavernas submersas ou com presenças de águas, como é o caso Caverna do Parque Estadual da Lagoa Azul, situada a mais ou menos 50km de Nobres, e a aproximadamente 50 metros de nível do solo, e com cera de 350 metros acima do nivel do mar.Todo  o lago se calore de azul quando a luz sol a bate nas pedras e na água.... um belo efeito natural. Tais cavernas surgiram em torno de 10 a 15 milhões de anos atrás, porém a 550 milhões de anos aproximadamente, a região de Nobres, bem como toda a região que vai além da Serra da Bodoquena em Mato grosso do Sul, fazia parte do leito de um ceano que secou, sobraram as rochas. Em muitos rios e lagos o calcário fica depositado no fundo, sem produzir lama, virando uma areia gorssa e pesada. O solo rochoso favorece a formação de caverna subterrâneas e da superfície.


Recanto das Araras, Nobres, Brazil Português: ...
Recanto das Araras, Nobres, Brazil Português: Recanto das Araras, Nobres, Brasil (Photo credit: Wikipedia)
No caso da caverna da lagoa azul para se chegar até lá é preciso ir em dereção á localidade do Distrito da Bom Jardim, é uma bela caverna com grandes estalactites e estalagmites, para alguns espeleólogos (explorador de cavernas) é a caverna mais bem ornamentada do Brasil, muito semelhante á gruta do lago azul em Cocalinho/MT. O período para a visitação é de janeiro a julho. O período de julho a dezembro não é recomendável, pois é a época em que os Aruarís (espécie de maritaca),chocam nas fendas das rochas da caverna, o fluxo de turista pode afugentá-los, fazendo com que abandonem seus ninhos. Porém a mesma está interditada á visitação turística, enquanto aguarda a execução do Plano de manejo para sua liberação á visitação como Parque Estadual estruturado.
Nobres-MT 2010
Nobres-MT 2010 (Photo credit: flickr.paulohenrique.net)


Rio quebó e o  Quebozinho são nos ideais para o turismo aquático, como o que é praticado em Bonito MS, o perído ideal para a prática de mergulho é na estiagem de maio a setembro. É interessante salientar que nesses rios o índece de Arraias é alto, e em todos os rios de Nobres existe Sucurís e jiboia; aliás, estes lugaressão mais deles do que nosso.


Os Portos Pesqueiros: "Vida Dura Tareco" e Reserva do Yaporã indicado para quem gosta de uma boa pescaria, todos todos nas margens do rio Cuiabá, n Reserva Yaporã está sendo construido um grande parque áquatico.
                           Fazenda Sonrizal:  valeria a pena ter conhecido o rio subterrâneo que lhe dá o nome, que subtamente saía assoreamento e ao desmate em torno da ressurgência, belo efeito espumante se extinguiu. Exemplo claro dos efeitos de maus tratos de muito seres humanos á natureza.
Cachoeira de Santa Rita, É interessante conhecer as cachoeiras e a cachoeira que dá o nome á fazenda santa rita. Um lugar pitoresco para quem gosta de caminhada por trilhas. Deve-sesolicitar autorização aos proprietários da terra.
Vai-quem-Quer (e volte quem puder)o ideal é visitar na época das chuvas a partir de dezembro. O acesso só é possível a pé com autorização da Fazenda Paiguás. proprietário do local. Inúmeras cachoeiras, nascentes e vegetação bem preservada esperam por você.
                                                                                      A chacara da "Dona Máxima Resera  surpresa aos olhos,    na grande fenda da Serra do tombador, por onde passa o rio Nobres. época ideal na estiagem e com autorização da proprietária que mor no hotel Santiago.
é catão-postal de Nobres. circunda de forma protetora a cidade de Nobres. Para quem gosta das belas paisagens de montanha, esta serra continua oferece e guarda visitas encantadoras, espécie vegetais e animais das mais diversas, como orquídeas ou tipoLaélia e animais como Tamanduá Bandeira e Mirim, Ximi, Veado Campeiro, Lobo guará.
A Casa de Pedra
É uma bela caverna localizada na continuidade da av. Getúlio Vargas, ou estrada velha. Quando a Visitarem não eaqueçam dos Equipamantos necessários como: perneira,lanterna de cabeça, bota e capacete e jamais se deve entrar sozinho em cavernas. É necessário autorização dos proprietários das terras para visitá-las.(Élzio).
As cavernas do Quebó: Estes é um dos mais belos complexos cavernosos que se pode conhecer, aglomentando em uma pequena área de aproximademente dois kilômetros quadrados mais de uma dezena de cavernas, grutas e formações rochosas de calcários belíssimas.



Temos aí além de cavernas e grutas secas muito bem conservadas pelas floresta, duas belíssimas cavernas distantes uma da outra cerca de 50 metros. uma delas é cortada pelo Ribeirão Cerquinha, com várias ramificações, uma belíssima acústica e teto que as vezes chega a aproximadamente 20 metros de altura, invejando qualquer Norte-Dame. Sua vizinha transporta em seu interior o Ribeirão Quebó, do qual o Ribeirão Cerquinha é afluente. Esta caverna também é belíssima, muito semelhante a um túnel rodoferroviário, sem ramificações. Este complexo cavernoso se localiza a aproximadamente 50km de Nobres
Entrando na estrada não asfaltada que dá acesso á fazenda Rio Novo, á margem da Br 163/164, a uns 200meros após término da subida da serra caixa Furada.
Tantos outros lugares poderíamos citar, porém a priori, estes são os mais conhecidos. Diante de tanta beleza é preciso saber preservar! Lembrando sempre o seguinte: da Natureza nada se deixa, só pegada, nada se tira, só fotografias, e nada se mata, só o tempo.

Fonte: Livro História de Nobres
Autor Wagner Teixeira Florentino


                            

Related articles
Enhanced by Zemanta

Share this

Related Posts

Previous
Next Post »

16 comentários

comentários
19 de setembro de 2011 às 09:29 delete

Que lugares mais aconhegante, parece um paraíso.

Reply
avatar
19 de setembro de 2011 às 09:33 delete

Olha tem ter muita energia para chegar até aqui, é uma verdadeira aventura, só q vale apena.

Reply
avatar
19 de setembro de 2011 às 09:39 delete

Que maravilha. Que arraia e cavernas

Reply
avatar
19 de setembro de 2011 às 09:49 delete

Essa cachoeira da Dona maxima è simplismente fantastica, é um otimo lugar para passar o fim de semana eu ja estive por lá e é muito legal.eu recomendo.

Reply
avatar
19 de setembro de 2011 às 12:06 delete

Nossa!!! Nobres e simplesmente lindooooo :)

Reply
avatar
19 de setembro de 2011 às 12:09 delete

Tenho q tomar uns banhos urgentissimooooo, nestas féria!!!

Reply
avatar
19 de setembro de 2011 às 12:15 delete

Na cachoeira do tombador você pode ir ao meio dia com aqueles calor de uns 40 e entrar na água, q vc vai ficar com frio. Ótimo dicas para vc combater o calor.

Reply
avatar
19 de setembro de 2011 às 16:14 delete

Parabens adorei seu blog tem muitas coisa enteressantes lindos panoramas

Reply
avatar
27 de janeiro de 2012 às 19:20 delete

Obrigado pelo comentário, Fomos abençoado

Reply
avatar
27 de janeiro de 2012 às 19:23 delete

É mesmo pra quem mora fora do Estado mas estamos diminuindo essa dificuldade, temos aeroportos, boas BR , está ficando fácil de apreciar tudo isso.

Reply
avatar
27 de janeiro de 2012 às 19:24 delete

São mto bonita, só q tem tomar devida precaução

Reply
avatar
27 de janeiro de 2012 às 19:26 delete

Obrigado pelo comentário, tbém já estive neste lugar é mesmo muito bonito

Reply
avatar
27 de janeiro de 2012 às 19:27 delete

Oi Bruna obrigado pelo comentário. é muito bonito esses lugares.

Reply
avatar
27 de janeiro de 2012 às 19:29 delete

É mesmo um lugar para esquecer de tudo só curtir esse belo lugar

Reply
avatar
27 de janeiro de 2012 às 19:31 delete

Obrigado, vc é mto gentil, volte sempre estarei sempre atualizado

Reply
avatar

Parceria são feitos em suas respectivas páginas.
- Se deseja falar com nossos autores, criticar ou sugerir, solicite nosso
Formulário de Contato
- Seu comentários é bem vindo.
- Não utilize linguagem vulgar e tente falar sobre algo que esteja ligado ao artigo.
Desde já agradeço pelo Comentário.