Vídeos Educativos Meio Ambiente - Nobres Dicas do Pantanal


Districts of Tatuapé, Água Rasa and Mooca, in ...
Districts of Tatuapé, Água Rasa and Mooca, in São Paulo City. Português: Distritos do Tatuapé, Água Rasa e Mooca, em São Paulo. (Photo credit: Wikipedia)
Meio Ambiente


Alterar a qualidade da água  significa prejudicar a vida do homem e dos outros seres vivos que dela dependem.  Como conseqüência da explosão demográfica e do aumento da demanda de água para a agricultura e indústria, os recursos hídricos constituem objeto de demanda crescente.
As principais fontes de poluição da água são o esgoto domésticos, os s resíduos industriais e da agricultura. O lançamento de esgoto domestico composto principalmente por dejetos humanos com matérias orgânica, é um dos meios graves de poluir a água. Ao ser lançada em cursos d água, a matéria orgânica aumenta quantidade de nutrientes, o que permite a proliferação de micro-organismo que consome rapidamente oxigênio da água, tendo como conseqüência a morte de diversos organismo. Esse fenômeno é chamado euroficação.
O lançamento de resíduo industriais constitui um sério problema, pois pode conter uma série problema, pois pode conter uma série de substância tóxica que causam problemas de saúde e podem causar a morte de várias espécies.  Os fertilizantes e defensivos agrícolas utilizados na agricultura podem atingir os corpos d água intoxicado e matando diversos seres vivos.
Lembre-se - O esgoto pode ser levado a uma estação de tratamento onde serão eliminados os micros-organismos e as impurezas, depois do tratamento esta água pode ser reaproveitada.
Para saber - A água doce é um recurso finito e escasso: 97% da água se encontram nos oceanos. 2% em geleiras, e 1% de lençóis subterrâneos, rios, lagos e nas atmosferas.
O homem, sim como todos os outros seres vivos, faz parte do meio estabelece com diversas relações: Ele é capaz de provocar alterações mais rápidas, mais profundas e maiores escala que quaisquer outros seres vivem, em suas relações com o ambiente físico e com os demais seres vivos. 
Atualmente, são conhecidas várias dessas alterações decorrentes, principalmente, da grande quantidade de resíduos gerados de suas atividades.
Esses resíduos, quando não são devidamente tratados, ocasionam diversas formas de poluição.
Todos Santos - Mark Healey
Todos Santos - Mark Healey (Photo credit: nathangibbs)
poluímos o ambiente de diversas formas, direta e inderetamanete.  Podemos poluir, por exemplo, com os gazes emitidos pelos veículos que utilizamos. A poluição gerada pelas industrias também não deixa de ser de nossa responsabilidade, pois consumimos os produtos que ele produz.
 Os defensivos agrícolas e fertilizantes utilizados na agricultura são as mesmas forma de nossa responsabilidade, pois consumimos os alimentos produzido.
por exemplo uma cidade , devido á alta concentração de pessoas, os dejetos produzidos e lançados ao ambientes são considerados poluentes, pois ultrapassam a capacidade de diluição do ambiente (atmosfera, solo, e rios por exemplo),necessitando, portanto, passar por um tratamento antes de serem despejados. Além da geração de resíduos, o homem também afeta de maneira negativa o ambiente ao modificar o espaço para a sua ocupação e explorar de maneira intensiva os recursos naturais.
Todo lugar onde há vida, comida e abrigo podem ser chamado de meio ambiente.  O que está ao nosso redor faz parte desse meio: as pedras, o solo, o ar e a água.
Água de Pau beach, along the southern coastal ...
Água de Pau beach, along the southern coastal area, separated from the village of Caloura (Photo credit: Wikipedia)
AR -  A industria e os veículos são os principais responsáveis pela poluição atmosférica. Essas fontes emitem diferentes gazes que têm diversos efeitos prejudiciais. Alguns efeitos relacionam-se diretamente á saúde humana causando, entre outros, problemas respiratórios.  O outros afetam o ambiente alterando diversos fatores abióticos que conseqüentemente afetam os seres vivos.  O efeito estufa.  a inversão térmica, as chuvas ácidas e a destruição da camada de ozônio são alguns dos efeitos que tem sido motivo de muita preocupação. 
Fique ligado Acredita-se que, caso a emissão e acúmulo desses gases continue, poderão ocorrer mudanças climáticas com várias conseqüências como: o aumento do nível do mar devido ao derretimento da partes das calotas polares e inundações das cidades litorâneas, maior freqüência de tempestades nas regiões tropicais e maior aridez nas regiões temperadas.

Solo: O uso e ocupação pelo solo pelo homem têm ocasionado diversas modificações. As existências de grandes áreas construídas como acontecem nas cidades, dificulta a penetração de água no solo (impermeabilização), causando enchentes, que têm como conseqüências, danos materiais e problemas de saúde, como a maior incidência de leptospirose (doença transmitida pela urina de rato).  Outro efeito é o aumento de temperatura nas cidades.
O uso do solo na agricultura também causa impacto sobre meio ambiente. ´´ retirada da vegetação natural; uso fertilizante químicos. Resíduo sólido (lixo).
Todos os dias
Todos os dias (Photo credit: Dani Gama)
Alternativa para destruição final de resíduo sólido nas grandes cidades é a instalações de usinas de triagem e incineração. por um lado, essa solução diminui o volume de resíduos, porém, por outro lado, a incineração pode ser fonte de poluição atmosférica, além de impossibilitar a reciclagem de materiais.


Para pensar: A diminuição da geração de lixo envolve sérias mudanças de valores e atitudes que esbarram no atual modelo de sociedade consumista, baseando na necessidade de constantes inovações, aumento de produção, uso crescente de bens descartáveis e desperdício. Mudar esses valores e atitudes é uma tarefa fácil ou não, considerando que a maior parte do mundo quer consumir e ter mais coisas? pense sobre o tema.




Vídeos Educativos  Assista :



Ciclo da àgua
Água a fonte de vida
Planeta Terra
Terra Planeta água
Criança Ecológica
Animações Ecologica
Animação Meio Ambiente
Atitude Ambiental
A História das Coisas





 deixe o seu Comentário

Enhanced by Zemanta

Share this

Related Posts

Previous
Next Post »

2 comentários

comentários
10 de fevereiro de 2012 às 15:55 delete

Obrigado pelo comentário, lugares por aqui são mesmo mto bonitos.

Reply
avatar

Parceria são feitos em suas respectivas páginas.
- Se deseja falar com nossos autores, criticar ou sugerir, solicite nosso
Formulário de Contato
- Seu comentários é bem vindo.
- Não utilize linguagem vulgar e tente falar sobre algo que esteja ligado ao artigo.
Desde já agradeço pelo Comentário.