Rios e lagos - Nobres dicas

Rios e Lagos da região de Nobres
As principais características e o volume de água dos rios  que banham o Municípios não oferecem condições de navegabilidade. Podemos considerar o rio Cuiabá como navegável, mas apenas embarcações (canoas e botes). por haverem pontos naturais intermitentes em seu curso, mais acentuados nos períodos secos.

       
  Lagoas e Rios
O município de nobres possui alguns rios e lagoas naturais muito frequentado para o lazer e pesca esportiva, dentre os quais destacam-se os rios:  Novo, Cuiabá, Manso e  Arino que descem para a bacia Amazônica e o Cuiabazinho, Quebó, serragem e nobres que formam o rio Cuiabá e desce para a bacia platina.

Algumas lagoas formadas ao longo destes rios, favorecidas pela limpidez de suas águas atraem a prática do mergulho para contemplação. Várias dolinas são encontradas principalmente nas nascentes dos rios Quebó e Quebozinho, das quais destacam a lagoa azul,  lagoa Pai João (buracão) com cavernas subterrâneas inundadas profundas, Estivados, Complexos da cerquinha, Cachoeira do Tombador etc.
Mananciais
O rio Nobres é fonte de captação de água para diversas finalidades, inclusive o abastecimento da população urbana, e, juntamente com o rio serragem, cortam a sede do Município.  O rio Cuiabá como o maior manancial fica a cerca de 03 km da sede.
O sistema de abastecimento d´água é privatizada e a Encomind é a única empresa que opera neste setor, dentro do Município.
Fonte: Livro História de Nobres
Autor Wagner Teixeira Florentino





Nobres
Nobres Paraíso ecológico
Salto rio Cuiabá Nadando com Jacaré
Descida descida de Caiaque
Descida Rio Manso
Subida Rio Manso

Enhanced by Zemanta

Share this

Related Posts

Previous
Next Post »

Parceria são feitos em suas respectivas páginas.
- Se deseja falar com nossos autores, criticar ou sugerir, solicite nosso
Formulário de Contato
- Seu comentários é bem vindo.
- Não utilize linguagem vulgar e tente falar sobre algo que esteja ligado ao artigo.
Desde já agradeço pelo Comentário.