Rios e Lagos da região de Nobres
As principais características e o volume de água dos rios que banham o Municípios não oferecem condições de navegabilidade. Podemos considerar o rio Cuiabá como navegável, mas apenas embarcações (canoas e botes). por haverem pontos naturais intermitentes em seu curso, mais acentuados nos períodos secos.
Lagoas e Rios
O município de nobres possui alguns rios e lagoas naturais muito frequentado para o lazer e pesca esportiva, dentre os quais destacam-se os rios: Novo, Cuiabá, Manso e Arino que descem para a bacia Amazônica e o Cuiabazinho, Quebó, serragem e nobres que formam o rio Cuiabá e desce para a bacia platina.
Algumas lagoas formadas ao longo destes rios, favorecidas pela limpidez de suas águas atraem a prática do mergulho para contemplação. Várias dolinas são encontradas principalmente nas nascentes dos rios Quebó e Quebozinho, das quais destacam a lagoa azul, lagoa Pai João (buracão) com cavernas subterrâneas inundadas profundas, Estivados, Complexos da cerquinha, Cachoeira do Tombador etc.
Mananciais
O rio Nobres é fonte de captação de água para diversas finalidades, inclusive o abastecimento da população urbana, e, juntamente com o rio serragem, cortam a sede do Município. O rio Cuiabá como o maior manancial fica a cerca de 03 km da sede.
O sistema de abastecimento d´água é privatizada e a Encomind é a única empresa que opera neste setor, dentro do Município.
Fonte: Livro História de Nobres
Autor Wagner Teixeira Florentino
Parceria são feitos em suas respectivas páginas.
- Se deseja falar com nossos autores, criticar ou sugerir, solicite nosso
Formulário de Contato
- Seu comentários é bem vindo.
- Não utilize linguagem vulgar e tente falar sobre algo que esteja ligado ao artigo.
Desde já agradeço pelo Comentário.