Consequências Ambientais do solo no Campo - Nobres Dicas do Pantnal

Aumento da produção de alimentos e matérias-primas para satisfazer as necessidades da população mundial está causando muitos problemas ambientais no espaço do Campo. Você sabe as consequências disso?


A Degradação dos solos
Técnicas aplicadas inadequadas de uso do solo, desmatamento, irrigação sem os devidos cuidados, poluição por agrotóxicos e erosão dos solos.

A Erosão 
É a  principal forma de degradação dos solos no campo.

 Milhares de partículas de terra que ficam soltas nas camadas superficial do solo são transportadas pelas ações das chuvas ou ventos. as atividades agropecuárias como a pecuária e a plantação da agricultura ampliam a erosão. ficando-a muito mais intensa do que em condições naturais, causando muitas consequências no solo.


A mata natural (vegetação),é um importante instrumento de defesa do solo contra a erosão. As raízes da planta e das árvores facilitam a penetração da água no solo e impedem o transporte das partículas  para outros lugares. Os restos de outros vegetais também têm seu papel importante, pois retem a água e dificultam o escoamento superficial. Com o desmatamento, ou seja, a retirada da mata natural, o solo fica desprotegida.

O impacto das gotas de chuvas for muita intensa, ocorrem as enxurradas, que transportam o material para as áreas mais baixas, geralmente o leito de um rio, podendo provocar assoreamento tendo consequências ambiental.
Outras consequências ambientais é do desmatamento do campo é a compactação da camada superficial do solo, que após algum tempo, não consegue mais absorver a água como antes. 

A erosão é responsável pela degradação dos pequenos organismo: pela eliminação de insetos,bactérias ou seja degradação biológicas. Esses organismo vive no solo e são fundamentais para a produção e reprodução dos nutrientes das plantas.
Em todo lugar, a erosão traz problemas ambientais para as paisagens do campo (rurais), ocorrendo com maior intensidade no norte e no centro da África, nas áreas mais elevadas da America do Sul e em grande parte do sul da Ásia.

Uma  das técnica aplicadas para a retiração da vegetação é a  utilização das queimadas pelos agricultores. Usada muito aqui no Brasil, tal técnica é mais uma das formas erradas, prejudicando muito o solo. De primeiro momento parece boa essa técnica beneficiando as plantações, pois as cinzas provocam um acréscimo de nutrientes para o solo. Pois os prejuízos são maiores . O fogo elimina nutrientes, microrganismo, inseto e resto de vegetais, e o solo fica descoberto e sujeito a erosão.




Observação:
faça um comentário com o seu ponto de vista sobre a degradação dos solos e as consequências que isso pode trazer para a natureza. e qual os efeitos que isso pode causar para as populações das áreas rurais e das urbanas. e quais são os prejuízos sociais econômicas.
Não deixe de comentar?


Enhanced by Zemanta

Share this

Related Posts

Previous
Next Post »

Parceria são feitos em suas respectivas páginas.
- Se deseja falar com nossos autores, criticar ou sugerir, solicite nosso
Formulário de Contato
- Seu comentários é bem vindo.
- Não utilize linguagem vulgar e tente falar sobre algo que esteja ligado ao artigo.
Desde já agradeço pelo Comentário.