Velha Usina de Força - Nobres Dicas do Pantanal

A velha usina de força
O povoado de Nobres conheceu a primeira usina construida no Estado de Mato Grosso nos anos 50, pelo então Prefeito de Rosário Oeste, Sra. Lígia Borges.  A velha usina de força, gerava energia elétrica para Nobres e Rosário, com um motor de 45 hp's. Com o passar do tempo e com a chegada da energia elétrica da Cemat- Centrais elétrica de Mato Grosso (atual rede), a usina ficou abandanada tornando-se absoleta.
 Hoje se encontram em ruínas o local da velha usina e a casa do responsável pela mesma.
Suas ruinas são relíquias de um passado recente que deixou marcas na história. Foi neste mesmo lugar que ocorreu a desastrosa batalha no ano de 1901, entre forças do governo do Estado de Mato Grosso e um bravo batalhão que pretendia defender os ideais políticos originários do vizinho município de Diamantino.


Antiga estrada com pedras rústicas, na parte Superior da cachoeira do Tombador foi calçada na época de então Presidente do estado Antonio Paes de Barros, Contrariando que acreditava, que a mesma havia sido calçada pelos escravos. Na verdade, ela pode ter sido aberta pelos escravos, mas seu calçamento foi efetuado mais tarde, após a abolição da escravatura.


Fonte: Livro História de Nobres
Autor Wagner Teixeira Florentino

Enhanced by Zemanta

Share this

Related Posts

Previous
Next Post »

Parceria são feitos em suas respectivas páginas.
- Se deseja falar com nossos autores, criticar ou sugerir, solicite nosso
Formulário de Contato
- Seu comentários é bem vindo.
- Não utilize linguagem vulgar e tente falar sobre algo que esteja ligado ao artigo.
Desde já agradeço pelo Comentário.