Votarantim, Tombador: Patrimônio - Nobres Dicas do Pantanal

Profecia do Marechal Rondon
O mesmo Marechal Rondon, que por outras vezes passou pela Fazenda Tombador em trabalhos pela Cia. telegráfica ou mesmo para outros serviços prestados ao governo, disse ao seu amigo e então fazendeiro, proprietário daquelas terras na época, o Sr, Laurindo Moreira, que o local próximo á sede de sua fazenda seria um dia contemplado com muito progresso.

Monsenhor Henrique, descobre o Calcário Portland em Nobres
A profecia se confirmou, quando décadas mais tarde foi descoberto o calcário tipo Portland, próprio para fabricação de cimento. Descobriu o Tal material no antigo forno de cal, perto da ponte de madeira (ainda existente sobre o ribeirão Serragem. A suspeita foi gerada, quando o padre encomendou cal para a reforma da igleja em Diamantino.
O Senhor Mário Moreira detectou uma coloração esverdeada no calcário: enviou, por insistência o Pe. Henrique, para laboratório em São Paulo amostra do material. O resultado das análise confirmou a existência no local de calcário próprio para fabricação de cimento. Anos mais tarde, vieram geólogos e confirmaram a presença de calcário próprio para a fabricação de cimento. O grupo Santa Rita, um grupo Italiano comprou-o as terras da família Moreira. Anos depois passam para Grupo Itaú. Hoje, a moderna fábrica de cimento, a Cimento Portland Mato Grosso S/A., é fato concreto da realização da Profecia de Rondon.
Progresso da Fábrica
das belezas de Nobres e Pantanal


Fonte: Livro História de Nobres
Autor Wagner Teixeira Florentino



Enhanced by Zemanta

Share this

Related Posts

Previous
Next Post »

Parceria são feitos em suas respectivas páginas.
- Se deseja falar com nossos autores, criticar ou sugerir, solicite nosso
Formulário de Contato
- Seu comentários é bem vindo.
- Não utilize linguagem vulgar e tente falar sobre algo que esteja ligado ao artigo.
Desde já agradeço pelo Comentário.