Terremotos em Nobres - Nobres Dicas do Pantanal

Um fato interessante foi o terremoto de janeiro de 1955. No dia 31 de 1955, um forte abalo sísmico, o mais forte registrado no Tombador em Nobres e Região. No mesmo dia na costa litorânea do Espírito Santo um abalo com as mesmas proporções foi registrado, aliás o maoir registrado no Brasil, antes do João Câmara em Natal.(Rio G. do Norte)



O tremor em Nobres, foi sentido com alarme na noite e durante á noite. Muitos estavam em baile  e outros estavam em casa mesmo, todos se assustaram e pensando serem fantasma ou espíritos dos revoltosos mortos que voltaram para aterrorizar aos moradores da vila Nobrense. Muitos penssaram que seria o fim do mundo.

Os tremores foram sentidos com violência na Fazenda Tombador onde paredes de adobe foram rachadas pelos sucessivos abalos sismicos, e vários moradores que dormiam chegaram a cair da rede onde repousavam durantes dias foram efetuadas orações e ladainhas pela comunidade, para afugentarem os maus espíritos e que Deus não permitisse que tal fato voltasse a repetir.
Pelo menos até a primeira quinzena de Dezembro de 1992, onde inúmeras casas racharam, paredes cairam, inúmeras crateras surgiram pelas serras, campos, e mesmo dentro da cidade onde o forte tremor foi sentido na madrugada. Vários pontos da Br 163 e 164, asfaltadas, racharam.

Fonte: Livro História de Nobres
Autor Wagner Teixeira Florentino

Enhanced by Zemanta

Share this

Related Posts

Previous
Next Post »

Parceria são feitos em suas respectivas páginas.
- Se deseja falar com nossos autores, criticar ou sugerir, solicite nosso
Formulário de Contato
- Seu comentários é bem vindo.
- Não utilize linguagem vulgar e tente falar sobre algo que esteja ligado ao artigo.
Desde já agradeço pelo Comentário.