Revolução - Nobres Dicas do Pantanal

No início do século xx, dois fortes partidos políticos agitaram o Estado de Mato Grosso. Eram os Partidos Conservadores e Mato-grossense. Tão antangônicos, que chegaram á promover duas graves revoluções (1901,1906). Partido Conservador eram sempre do Governo e dominava. Em Diamantino, o Partido dominantes de Mato Grosso (Alcunhado Partido Perrengue).1901 -  foi catastrofica para Diamantino; que pagou caro pela sua  oposição ao governo do Estado.



Antes da partida para aa briga a tropa voluntários, se organizou no pátio da igleja para receber a benção da padroeira da cidade, Nossa Senhora da Conceição. Em macha diroto para a serra do Tombador, chegou e acampou em lugar previamente escolhido, protegido por uma extensa barricada de pedra, com aproximadamente um metro e meio de altura, não muito longe das margens do rio Serragem. Correu a notícia de que a força do governo já se encontrava em Rosário Oeste estando possivelmente perto de Nobres, e seguindo para Diamantino.


A força Diamantinense, prepara-se para o combate, quando, ocorre a traição: O sentinela avançado (conhecedor da região, o guia), vendeu-se ao adversário, servindo de guia para a caminhada. Daí aconteceu o pior.


Atacado pela retaguarda e por cima da serra, a força diamantinense foi pega de surpresa e não houve o combate esperado, mas somente o pânico, e o corre-corre, com base no salve se puder. E pela escura mata da serra do Tombador, em desesperada correria, os patriotas diamantinenses conseguiram escapar. No tiroteio, somente o patriota Praxedes foi morto, pois foi o último a tentar fugir.


Fonte: Livro História de Nobres
Autor Wagner Teixeira Florentino








Share this

Related Posts

Previous
Next Post »

Parceria são feitos em suas respectivas páginas.
- Se deseja falar com nossos autores, criticar ou sugerir, solicite nosso
Formulário de Contato
- Seu comentários é bem vindo.
- Não utilize linguagem vulgar e tente falar sobre algo que esteja ligado ao artigo.
Desde já agradeço pelo Comentário.