Indios Bakairi
O posto Indígena de Santana, com uma área aproximadamente de 36.000 hec, de demarcada definitivamente em 1984, possui 04 aldeias dentro as quais a Aldeia Santana é a maior e principal. com uma população igual a 250 indios, vivendo sem confritos e mantendo os seus costumes, tradições e sua organização para a região nos idos de 1720. a 140 km da sede de Nobres. São receptivos, aconhegante para com os visitantes.
Produzem grande variedades de artesanato, apresentam diversas danças ritualistas e realizam festas e cerimônias tribais em determinadas épocas do ano, como a festa do milho, afesta da menina moça, entre outro
vivem basicamente de produtos agrícolas como arroz,banana,milho,e mandioca da qual fazem a farinha e o bijú e de produtos artesanais como: colares, anéis, brincos, pulséiras, redes, cestos, balaios, arcos flechas,espanadores. etc.
A produção é comercializada na sede do Municipio e região, e os recursos servem para complementar os generos básicos para alimentação, higiêne, e saúde. Então organizados na associação Indígena Yemurire, através da qual, realizam apresentações culturais fora da aldeia.
Na área educacional a tribo possui uma professora nativa com formação pedagógica e mais 04 indios participam de um projeto visando também a formação magisteral, a escola dos Bakairi é diferenciada, específica, bilingue e intelectual. Atendimento é dado no periodo diurno para 04 séries iniciais e noturno para 5ª série do 1º grau e alfabetização de adultos desenvolvido pelos alunos do curso formação para o magistério. O calendário social da tribo tem o seguinte roteiro: fevereiro - festa do milho; março - colheita de arroz e frutas e a pesca; - abril- atividades sacras, comemoração do dia do índio; maio - início da roça e comemoração do dia do trabalhador; junho - término da roça e festas de santos; julho - festa da padroeira Santana dia 25, mês de fruta e caça; agosto - dia 24, queima para roça; setembro - bater timbó (pesca), comemoração do aniversário da escola; outubro - descoivara e capina da roça, comemoração do aniversário da Associação dia 30: novembro- plantação da roça.
Muitas das tribos que existiam no país à época de Cabral desapareceram, quer absorvidas na sociedade dos colonizadores, quer dizimadas pela violência a que os índios em geral foram submetidos durante os últimos cinco séculos Nesse período, nações inteiras foram massacradas ou escravizadas, explícita ou disfarçadamente, ou morreram de doenças e fome depois que suas terras foram tomadas e seus meios de sobrevivência foram destruídos. A catequização por missionários europeus levou ao desaparecimento de suas crenças religiosas e outras tradições culturais; e a relocação forçada provocou enorme mistura de povos. Muitas das comunidades indígenas que ainda sobrevivem enfrentam miséria, doenças, descaso das autoridades e discriminação pelo resto da sociedade.
Muitas das tribos que existiam no país à época de Cabral desapareceram, quer absorvidas na sociedade dos colonizadores, quer dizimadas pela violência a que os índios em geral foram submetidos durante os últimos cinco séculos Nesse período, nações inteiras foram massacradas ou escravizadas, explícita ou disfarçadamente, ou morreram de doenças e fome depois que suas terras foram tomadas e seus meios de sobrevivência foram destruídos. A catequização por missionários europeus levou ao desaparecimento de suas crenças religiosas e outras tradições culturais; e a relocação forçada provocou enorme mistura de povos. Muitas das comunidades indígenas que ainda sobrevivem enfrentam miséria, doenças, descaso das autoridades e discriminação pelo resto da sociedade.
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