Biodiversidade Pantanal Matogrossense - Nobres Dicas do Pantanal

Pantanal Matogrossense! ! !
O turismo : Pantanal Matogrossense
Pantanal
Pantanal (Photo credit: Wikipedia)
A Região Centro-Oeste   tem um grande potencial para o ecoturismo, também  denominado    Turismo ecológico.  Nesse tipo de atividade, as    pessoas  são   atribuidas     pelas   possibilidade  de contato com pela beleza dos lugares e pela diversidade dos ambientes.


Young Capybara (Capivara in Portuguese) (Hydro...
Young Capybara (Capivara in Portuguese) (Hydrochoerus hydrochaeris) Fazenda do Rio Negro, Pantanal, Brazil. Photographed on 8 August 1977 (Photo credit: Wikipedia)


 Geralmente, o ecoturista é o morador de grandes centros urbanos que busca em seus momentos de lazer e  diversão  um refúgio   com paisagens diferenciadas, como matas, cachoeira, cavernas e outros ambientes em que possa praticar caminhada, mergulho, conoagem, papel, entre outros esportes. Isso tem ajudado a desenvolver maior  preocupação com preservação ambiental, pois   dela depende a  matéria primadesse tipo de turística. Daí decorre que, no mundo inteiro,  a procurae os   investimentos   em   turismo ecologico aumentaram  nas últimas décadas.

Biodiversidde do Pantanal
pantanal
pantanal (Photo credit: AlKoBy)
No Pantanal, as diversas
    formações vegetais
propiciam  uma diversidade ímpar de espécies. Além disso,  a  sucessão de  cheias e períodos de estiagem propícia  abrigo para uma enorme variedade de fauna e flora, terrestre e aquática.
Observem:  Animais pantanal Matogrossense:    Capivaras,veado-campeiro, lobo guará etc, os
Pantanal de Mato Grosso
Pantanal de Mato Grosso (Photo credit: Wikipedia)
peixes como: as piranhas e outros peixes bem tradicionais; o Dourados e piraputangas, piaus, lambaris, e outros

No Pantanal, as diversas    formações vegetais
Hyacinth Macaws in their natural habitat, the ...
Hyacinth Macaws in their natural habitat, the Pantanal, Brazil. (Photo credit: Wikipedia)
propiciam uma diversidade ímpar de espécies. Além disso, a sucessão de cheias e períodos de estiagem propícia abrigo para uma enorme variedade de fauna e flora do pantanal matogrossense, terrestre e aquática.
Observem: Animais da floresta Amazônica: A onça pintada, Parda, Preta as serpentes, jaguá,as airanhas,e diversa tipos de jabutí, e principalmente os jacarés, estes são os principais bichos do pantanal
Capivaras,veado-campeiro, lobo guará etc,
 Os peixes do pantanal
como o Dourados e outros Piava. no Rio do Prata, Bonito
Onça- Pintada


A rica biodiversidade do Cerrado e do Pantanal sofre processos de devastação.Impactos ambietais no cerrado
Savannah hawks pantanal
Savannah hawks pantanal (Photo credit: Wikipedia)
A partir da década de 1960, principalmente, os esforços de expansão da ocupação do Centro-Oeste trouxeram muitas auterações ao ambiente do cerrado, provocando destruição em largas escalas. Os Governos investiram na implantação de atividades econômicas para promover o desenvolvimento economico e social da Região.
O impacto das atividades agropecuárias somou-se ao que foi causado pela exploração mineral e vegetal.
A madeira é muito usada nas carvoarias de região e na produção de celulose - pelo crescimentodas cidades e pelas queimadas.



Temos também como atração no coração do pantanal matogrossense o Festival Internacional da pesca (fip) acontecia anualmente, em setembro, quando reúne um público circulante estimado de 200 á 250 mil pessoas do Brasil e do mundo em torno das atividades de pesca, shows e eventos culturais.
O festival é realizado no cais do porto de Cáceres, em frente á praça Barão do Rio Paraguai em busca de pacus, surubins, pintados,piraputangas. enquanto isso milhares de jovens e crianças se aglomeram nos barrancos com suas varas de pescar.
Pantanal
Pantanal (Photo credit: Wikipedia)
O 31º Festival Internacional de Pesca Esportiva de Cáceres (FIP 2010), que começou no dia 7 de maio, terminará no domingo (15). O evento está sendo realizado na praça Barão do Rio Branco, na praça de eventos e praia do Dáveron. A organização do festival espera reunir cerca de 250 mil pessoas, entre turistas e competidores, durante os nove dias de evento. Ao todo, serão R$ 130 mil em prêmiosEm 1999, maior peixe pescado foi um surubim de 1,32 m e, aproximadamente, 35 quilos. Realizado desde 1980, o FIP reúne anualmente mais de 5 mil competidores.
Myrmecophaga tridactyla; Giant Anteater in the...
Myrmecophaga tridactyla; Giant Anteater in the Pantanal region, Brazil Deutsch: Myrmecophaga tridactyla; Großer Ameisenbär im Pantanal, Brasilien (Photo credit: Wikipedia)
A introdução da pesca esportiva nesse evento, o pesque-e-solte, garante que todos os peixes pescados sejam soltos. O peixes maiores recebem identificação com etiquetas para acompanhamento em pesquisas, conhecida por tagueamento. o anzol utilizado é sem dúvida sem farpas e são realizadas campanhas educativas com objetivo de formar guias pesca.


A rica biodiversidade do Cerrado e do Pantanal sofre processos de devastação.
Impactos ambietais no cerrado
O aspecto do pantanal destruido e poluido com ação dos homens garimpeiros, uma imagem desagradável e até mesmo deprimente.
The Cuiabá River, passing through the Pantanal...
The Cuiabá River, passing through the Pantanal mato-grossense park wetlands. Português: O Rio Cuiabá, passando pelo Pantanal mato-grossense. (Photo credit: Wikipedia)




O equilíbrio ecologico do pantanal também vem sendo pela ação humana. O garimpo, a caça, apesca,   o turismo e a    agropecuária, praticados de maneira predatória, além da construção de rodovias e de hidrelétricas, provocam alterações que causam impacto direto sobre a região. Várias são os problemas: desmatamento, queimadas, poluição das águas por agrotóxicos e pelas compactação do solo - , diminuição ou  extinção de especies animais - e vegetais, entre outros. Além desses problemas, no entorno da Planícies do Pantanal vem  ocorrendo um intenso processo de ocupação urbana, o que tem  acarretado o aumento da poluição das águas: grande quantidade de dejetos domésticos e industriais é lançado nos rios da região.

Pantanal (highlighted area), South America
Pantanal (highlighted area), South America (Photo credit: Wikipedia)

A partir da década de 1960, principalmente, os esforços de expansão da ocupação do Centro-Oeste trouxeram muitas auterações ao ambiente do cerrado, provocando destruição em largas escalas. Os Governos investiram na implantação de atividades econômicas para promover o desenvolvimento economico e social da Região.
pantanal
pantanal (Photo credit: AlKoBy)
O impacto das atividades agropecuárias somou-se ao que foi causado pela exploração mineral e vegetal.
A madeira é muito usada nas carvoarias de região e na produção de celulose - pelo crescimento
das cidades e pelas queimadas.


As belezas de Nobres e Pantanal! ! !

Enhanced by Zemanta

Share this

Related Posts

Previous
Next Post »

2 comentários

comentários
15 de setembro de 2011 às 12:17 delete

Vem pescar no pantanal, e trás sua companheira para fazer juras de amor, q este lugar faz esquecer todos os problemas do cotidiano, Deus foi bom com este lugar. é maravilhoso. é mto gostoso estar aqui, ainda mais com quem agente ama.

Reply
avatar
6 de janeiro de 2012 às 07:16 delete

Obrigado Venham mesmo nós te esperamos.

Reply
avatar

Parceria são feitos em suas respectivas páginas.
- Se deseja falar com nossos autores, criticar ou sugerir, solicite nosso
Formulário de Contato
- Seu comentários é bem vindo.
- Não utilize linguagem vulgar e tente falar sobre algo que esteja ligado ao artigo.
Desde já agradeço pelo Comentário.