Lixos: Capitais, Favelas, Cortiços - Nobres Dicas do Pantanal

http://066974dc.linkbucks.com

Natal, Brazil. Recycling trash can (UFRN). Por...
Natal, Brazil. Recycling trash can (UFRN). Português: Natal (Rio Grande do Norte), Brasil. Lixo reciclável (UFRN). (Photo credit: Wikipedia)
Depois das lindas paisagens agora vamos falar ao inversos lixos, odores. Principalmente nas grandes cidades. Produzimos grandes quantidades  de lixo. O certo no meu ponto de vista,







a coleta, o tratamento e a fiscalização do lixo devem ser muito bem rigorosos, pois se ele for depositado em qualquer terreno a saúde da população fica comprometida.





O lixo podem ter cinco destino diferentes:                                       
1 - Os depósitos a céu aberto (lixões);
2 - Os aterros sanitários;
3 - A incineração;
4 - A compostagem e 


Nos lixões os lixos são depositados sobre terrenos a céu aberto, provocando mau cheiro e atraindo ratos, baratas, mosquitos e outros insetos que transmitem várias doenças.
A decomposição do lixo produz um líquido chamado chorume, que polui as águas subterrâneas e os rios. e também libera o gás metano, o que pode causar explosões, é o caso recente da capital de são paulo onde todos viram a reportagem, com o chopp center e o condomínio.




Nos aterros sanitários, o lixo é depositado em camadas cobertas por terra e compactadas por tratores. O Chorume é captado por um sistema de tubulações, evitando a poluição das águas.
Basura trala folga de varrendeiros en Santiago...
Basura trala folga de varrendeiros en Santiago de Compostela (Galicia, España) (Photo credit: Wikipedia)
A incineração, que consiste em transformar o lixo em cinza, é um processo que, embora diminua o volume de material descartado, libera gazes altamente poluentes. Esse processo é utilizado principalmente para lixo hospitalar, que representa risco de contaminação.

A Compostagem processa o lixo orgânico  - restos de comida, cascas de frutas e legumes -, que é destinado á produção de adubo para solo e de gás metano.


Grimefighters
Grimefighters (Photo credit: Wikipedia)
Na reciclagem, o lixo inorgânico - papel,vidro,plástico e metal - depois de separado, limpo e tratado, volta para a industria, sendo reaproveitado na produção, poupando a natureza da poluição e do fornecimento de mais matéria-prima.


Moradia precária
Em grandes e médias cidades brasileiras, tem gente que vive em moradias sem condições de vida, como favelas e cortiços.  São resultado da desigualdades sociais existente aqui no Brasil. e uma forma de abrigo encontrada pelas camadas mais pobres da população, que contam com pouca ou nenhuma assistência das autoridades.
Vamos falar um pouco sobre os problemas mais comum,  os lixos das  favelas:




Lixo na praia de Boa, Noia
Lixo na praia de Boa, Noia (Photo credit: Wikipedia)
As  favelas são conjuntos de moradias aglomeradas, feitas precariamente de tijolos, madeira ou qualquer outro tipo de material. Essas moradias são construídas geralmente em terrenos sujeitos a enchentes ou desmoronamento.  De modo geral, as favelas não contam com coleta de lixo, saneamento básico, ruas asfaltadas etc.


 A aglomeração de moradias dificulta a penetração de luz solar. Muitas dessas habitações não possuem janelas e são muito úmidas.


Os Lixos também nos Cortiços:







São habitações ocupadas por várias famílias, que utilizam banheiros e tanques de levar roupa coletivos. Concentra-se em áreas desvalorizadas das cidades.


Muitas famílias pobres não conseguem comprar uma moradia e acabam alugando esse tipo de habitação. Há casos em que dividem com outras  o aluguel de uma mesma casa ou apartamento.  As condições de saúde e higiêne nos cortiços são precárias, favorecendo  a proliferação de doenças.



Triagem manual de lixo para reciclagem
Triagem manual de lixo para reciclagem (Photo credit: Wikipedia)
Eu não tenho ideia nestes dias o que está acontecendo,  pois fazemos muitas coisas como: , sujar as ruas, jogar águas poluídas nos rios, jogar fumaça ao céu, devastamos as florestas, e exterminamos os animais. Só sei que a ecologia é algo para preservar, é crime não cuidar dela.
Tenho a forte sensação de algo profundamente errado com a população. E  atitude como essa não pode ficar impune. Os homens quando destroem algo, acaba  interferindo com a ordem natural.
Nobres Pantanal


Caminhão de lixo no Lixão da Vila Estrutural, ...
Image via Wikipedia
Não há esforço, não há vontade de administrador público em qualquer lugar no Brasil, que consiga superar a falta de cooperação das pessoas em relação ao lixo. O lixo é jogado à qualquer lugar, qualquer horas, sem  nenhuma censura e respeito com o meio ambiente. Aqui  em Nobres e no Pantanal ou qualquer parte do Brasil ainda parece uma cidade sem lei, onde tudo pode em nome da sobrevivência, sem pensar no outro ser humano.


Impacto Ambientais 

Foto que calou o mundo
Aquecimento Ambiental
Reportagem Fantástico
Aquecimento global Alerta
feito estufa
Aquecimento Global e nosso Futuro
suas origens são Reais
Protocolo de Kioto
Meio Ambiente


Autor Valdemir
Enhanced by Zemanta

Share this

Related Posts

Previous
Next Post »

2 comentários

comentários
Anônimo
22 de dezembro de 2011 às 16:29 delete

Todos nós temos a obrigação de manter os lugares sempre limpo, pode ser cortiços,favelas,debaixo da ponte, mantendo-se o ambiente com mínimo de higiene as pessoas sobrevive, agora com sujeira só baratas, ratos, aranhas, escorpiões.

Reply
avatar
31 de março de 2012 às 14:26 delete

Obrigado pelo comentário.
Tbém acho. Somos seres humanos, por isso temos que viver dignamente em locais que tenha mínimas condições de vida. A nossa sobrevivência depende apenas de nós mesmo; preservando-as natureza.

Reply
avatar

Parceria são feitos em suas respectivas páginas.
- Se deseja falar com nossos autores, criticar ou sugerir, solicite nosso
Formulário de Contato
- Seu comentários é bem vindo.
- Não utilize linguagem vulgar e tente falar sobre algo que esteja ligado ao artigo.
Desde já agradeço pelo Comentário.