Principais Eventos - Nobres Dicas do Pantanal


Pantanal Nobres e Região

Viva Nossa Senhora Aparecida!
Viva Nossa Senhora Aparecida! (Photo credit: jconectados)

 São Sebastião: Padroeiro de Nobres, realizado sempre no mês de Janeiro. É caracterizado pela devoção religiosa tradicional, onde as preces oferecidas ao santo são recitados na linguagem mais popular, Todos os anos fazemos as procissões. 
Nos três dias de comemoração, há mesas farta, muito rasqueado, Lambadão, Cururu e siriri. O Frei da comunidade da Igleja Nossa Senhora Aparecida é o Páraco Pe Alex.

 A população começa a se despertar para as tradições e os costumes da terra, organizando-se em grupos e associações.
Festa  de Nossa Senhora Aparecida, realizada no mês de outubro, na localidade de Bom Jardim e na Capela de Nossa Senhora Aparecida no Bairro aeroporto de Nobres. Reúne os povos ribeirinho do alto cuiabá em uma grandiosa comemoração durante dois dias ininterruptas. Também caracterizada pela fartura na festa, bailes animados e muito fervor religioso.
Festa de São João, realizada no mês de junho, não é uma festa junina comum. Possui ritualística própria de fundo religioso, é caracterizado pela faturas de comidas e bebidas típicas de região. sempre animada por violas-de-cocho e ganzás, é palco obrigatório para apresentações de cururu, siriri e roda-de-São-Gonçalo.

O indios também realizam esta festa no dia 23 e 24 de junho, com fogueira, erguimento de mastro, cururu, baile com diversas danças e iguarias. 

 Na madrugada do dia Santo em cirimônia, levam o Santo para o Rio Novo, 100 m, da Aldeia em rítmo de procissão e cantaria dos cururueiros, onde o santo é lavado com com a água do rio, em seguida retornam para casa da festa onde continuam o baile  asté o final do dia,com decida do mastro, onde é escolhido o próximo festeiro.

Festival de Pesca Esportiva, realizada no período da lufada, entre os meses de maio e junho, próximo a confluência entre os rios Manso e Cuiabazinho, mas alguns Km de ponto, cuiabazinho acima, onde neste periodo, as águas são extremamente piscosas, vez que os grandes cardumes ali estacionam, em preparação para a subida da cachoeira denominada "Salto do Pacú".

Festa de São Cristóvão: Na capela de São Cristóvão, no Bairro Jardim Paraná, sempre em julho os caminhoneiros, taxistas, outros motoristas, juntam-se e festejam o dia do protetor dos motoristas. De manhã uma missa especial é celebrada na matriz, em seguida todos os participantes saem em carreata pelo centro da cidade até o local da festa que é regada com muita música, Leilões, dança, jogos, brincadeiras,bebidas e iguarias.
 Festa do dia dos indios, comemorada na aldeia santana pelos indios Bakairí e visitantes, com churrasco, futebol,dança do tamanduá, dança do tatu, dança do pássaro e bricadeira do cracajá.  Os indios se pintam, se enfeitam com vestes tradicionais e dançam seus costumes homenageando os visitantes no dia 19 de abril.
Festival de Rodeio: realizado normalmente no mês de junho, denominado Rodeio de grande repercuções na região de Nobres, usando sempre os animais profissioanais da Compania do Rodrigo Borges, sempre dirigido pelo Lucutor de Rodeio Nilsom Filho. Quando são realizadas as montarias em cavalos e touros, além de outras atrações como o futboi, mesa da amargura, etc.


Festival Tiro de Laço: Promovido no local denominado Bica d` água, onde normalmente ocorrem provas de tiro de laço comprido e outras atrações ligadas ao setor pecuário, seguida de festas e bailes. Sempre dirigido por Tóto Margarina.



Fonte: Livro História de Nobres
Autor Wagner Teixeira Florentino







Rodeio Nobres Expora de Ouro
Exposição - Nobres
autor  Valdemir

Enhanced by Zemanta

Share this

Related Posts

Previous
Next Post »

Parceria são feitos em suas respectivas páginas.
- Se deseja falar com nossos autores, criticar ou sugerir, solicite nosso
Formulário de Contato
- Seu comentários é bem vindo.
- Não utilize linguagem vulgar e tente falar sobre algo que esteja ligado ao artigo.
Desde já agradeço pelo Comentário.